logo RCN
NOTÍCIAS

Escola de Trânsito alerta sobre os principais cuidados para evitar acidentes

  • SECOM-PMJ -

Neste mês, ocorre o Maio Amarelo, um movimento de conscientização sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Com base nas estatísticas dos acidentes que acontecem na cidade, a Escola Pública de Trânsito, da Prefeitura de Joinville, dá dicas vitais para deslocamentos seguros nas principais modalidades: pedestres, ciclistas, condutores de carros e motociclistas.

- Pedestres: não usar o celular enquanto caminha. 

Segundo Melissa Puertas Sampaio, gerente da Escola Pública de Trânsito, muitos pedestres se envolvem em acidentes porque estão digitando no celular e não prestam atenção no trânsito ao redor. O uso de fones de ouvido enquanto estão caminhando também é um risco. "Atravessar na faixa mantém o pedestre seguro. É a faixa da vida", ensina Melissa.

- Ciclistas: não andar na contramão. 

Mesmo em vias que contam com ciclofaixas, alguns ciclistas não pedalam na faixa que é dedicada às bicicletas, optando por andar na contramão, o que é muito perigoso. Outra dica é usar os equipamentos de segurança. "Nós dizemos para todos os ciclistas: se faça ser visto. Use roupas refletivas e luzes na bicicleta", alerta a gerente da Escola Pública de Trânsito.

- Motociclistas: não utilizar o corredor entre os carros.

"Sabemos que com a pandemia o serviço de delivery cresceu muito, mas as motocicletas não podem trafegar entre os veículos em movimento. Não se esqueça, motociclista: na motocicleta, o para-choque é você!", pontua Melissa.

- Condutores de veículos: respeitar a velocidade permitida nas vias. 

Além disso, dirigir e usar o celular é uma das principais causas de acidentes de trânsito. "Quem está dirigindo, tem que zelar pela sua vida e pela vida dos outros na via. Zelar pelos pedestres, ciclistas, motociclistas e também pelos outros motoristas", afirma a gerente.

Maio Amarelo

Este ano, o tema da campanha Maio Amarelo em Joinville é "Meu sangue é amarelo". A Escola Pública de Trânsito do Detrans solicita que as pessoas doem sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina de Joinville, o Hemosc.

Ao chegar no Hemosc, é preciso avisar que está participando da campanha. Na sequência, o doador pode publicar uma foto nas redes sociais, com a hashtag #meusangueeamarelojlle.

Outra ação do movimento do Maio Amarelo deste ano é a campanha #kmamarelojlle. A ideia é compartilhar nas redes sociais todos os trajetos realizados de forma segura no trânsito, independentemente da quilometragem percorrida ou do meio de transporte utilizado: carro, moto, bicicleta ou a pé.Quem saiu de casa até o trabalho, por exemplo, e chegou em segurança, sem acidentes, pode fazer a foto e postar com a hashtag #kmamarelojlle. Não serão válidas as postagens se os veículos estiverem em movimento, colocando em risco o condutor e todos os usuários da via.

Prefeitura entrega Licença Ambiental de Instalação para megaloja da Havan no Aventureiro Anterior

Prefeitura entrega Licença Ambiental de Instalação para megaloja da Havan no Aventureiro

Ceramistas da exposição Revoadas de Outono debatem processos criativos no jardim do Museu Fritz Alt Próximo

Ceramistas da exposição Revoadas de Outono debatem processos criativos no jardim do Museu Fritz Alt

Deixe seu comentário